Atravessar quebra-molas com o carro na diagonal funciona?
comentários: 0|Visualizações: 6294
As lombadas são redutores de velocidade que podem causar sérios problemas no seu carro quando não são ultrapassados corretamente: o primeiro deles é amassar o cárter do motor (reservatório de óleo que fica na parte de baixo do motor) e causar uma trinca que pode até gerar um vazamento do lubrificante, e como consequência extrema, fundir o motor. O segundo é a inutilização dos amortecedores do veículos. Não à toa são conhecidos popularmente como quebra-molas em algumas regiões do país.
Se você é daqueles que insiste em passar na diagonal para não correr o risco de raspar a parte de baixo do carro, saiba que você estará exigindo um esforço que tende a torcer a estrutura do seu carro. Ou seja, passar com o carro na diagonal em redutores de velocidade é um mito, além de ser uma prática danosa para o veículo.
Alguns possíveis prejuízos são a perda do alinhamento, ficar com o carro torto ou mesmo romper um ponto de solda da carroceria. Se seu carro é rebaixado, a situação é mais delicada. Se for de frente, vai raspar, e, se for de lado, vai torcer. A sugestão é mude o caminho para evitar lombadas ou mantenha seu carro na altura original para passar bem devagar e de frente, que é a melhor maneira de preservar sua suspensão.